Clube das Mais Belas Baías do Mundo

O município de Setúbal pertence ao restrito Clube das Mais Belas Baías do Mundo, atualmente constituído por 41 baías dos quatro cantos do mundo, desde 14 de novembro de 2002 e assumiu a presidência do mesmo entre 2016 e 2019. O clube procura promover a troca de experiências entre os membros ao nível de políticas de proteção, conservação e desenvolvimento sustentado das baías.

Embaixadores de Setúbal

Perto de duas centenas de personalidades, entre desportistas, médicos, artistas, professores, cientistas ou empresários, foram empossadas, em duas cerimónias realizadas em 2017 e 2019, na qualidade de Embaixador de Setúbal, título que confere a responsabilidade de promoção do nome do concelho. O leque de personalidades eleitas para a representação do concelho inclui vários cidadãos que não têm Setúbal como berço e, inclusivamente, também não nasceram em Portugal. O comendador Rui Nabeiro, o treinador de futebol José Couceiro, a apresentadora Maya, o cantor Nuno Guerreiro, o bispo D. José Ornelas, a jornalista Sara Chaves e o antigo presidente do município espanhol de Almendralejo José Garcia Lobato são apenas algumas das personalidades que defendem os valores e as virtudes de Setúbal, no âmbito deste projeto criado pela Câmara Municipal em 2017.

Europe for citizens

Setúbal foi uma das sete cidades que integraram o projeto internacional “Future of Europe – Reload”, financiado pela União Europeia, destinado a promover, entre 2018 e 2020, ações de reforço da identidade das populações enquanto cidadãos de uma Europa comunitária. Debates, seminários e conferências internacionais, exposições e concursos, assim como a simulação de uma sessão do Parlamento Europeu foram algumas das ações realizadas. O projeto “Future of Europe – Reload” foi o seguimento lógico – e ampliado – de um outro projeto intercomunitário, igualmente financiado pela União Europeia, o “Europa do Futuro – Multifacetada e Unida”, que decorreu entre julho de 2015 e maio de 2017.

Geminações e protocolos

A Câmara Municipal promove uma política empenhada e dinâmica para incrementar as relações internacionais, com troca de experiências e conhecimentos, estimulando, em simultâneo, a interação comercial, cultural e política. Além da participação em redes temáticas internacionais e da promoção de inúmeras iniciativas na área das relações externas, o município tem estabelecidas geminações quer no território português, caso da cidade de Leiria, quer estrangeiro, casos de Beauvais e Pau, na França, Safi, em Marrocos, Tordesilhas, na Espanha, Porto Seguro, no Brasil, Debrecen, na Hungria, e Quelimane, em Moçambique. Setúbal tem ainda protocolos de cooperação celebrados com as cidades do Tarrafal, em Cabo Verde, Bobigny, na França, Beira, em Moçambique, Almendralejo, na Espanha, e Aksakovo, na Bulgária.

Quelimane

As boas relações entre Setúbal e Quelimane têm permitido realizar ações de solidariedade para ajudar a cidade moçambicana em diversas áreas, com o envolvimento da autarquia e da população setubalense. A nova Escola Básica de Ivagalane foi construída com base num desafio lançado pela Câmara Municipal de Setúbal que foi aceite pela empresa portuguesa Special Dragon, patrocinadora do projeto em contexto de apoio mecenático. Em 2019, outra campanha solidária permitiu angariar perto de 150 mil livros, entre literatura universal e manuais escolares, destinados a apetrechar bibliotecas e escolas de Quelimane. O concelho sadino promoveu, igualmente, através de campanha mecenática, a construção de 15 poços de água potável na cidade moçambicana, entre 2017 e 2018.