Círculo de Jazz Fest

O Círculo de Jazz Fest apresenta ao público, desde 2011, concertos de formações musicais já consolidadas e outros projetos artísticos emergentes, em diversos locais da cidade, e sessões de cinema. O certame, realizado, anualmente, nos dois últimos fins de semana de janeiro, passou a incluir, em 2019, a realização de concertos mensais na Casa da Cultura e espetáculos de jazz na rua durante os meses de verão.

Comemorações Bocagianas

O Dia de Bocage e da Cidade, feriado municipal, é celebrado, anualmente, com um vasto programa de iniciativas culturais, desportivas e lúdicas ao longo do mês de setembro, organizado pelas autarquias do concelho. Cerimónias protocolares, que incluem a deposição de flores na estátua do poeta, concertos, exposições, palestras, leitura de poemas, entre muitas outras atividades, homenageiam o poeta sadino.

Comemorações do 25 de Abril

A Câmara Municipal assinala, anualmente, o aniversário da revolução de 25 de Abril de 1974 com uma vasta programação cultural e desportiva durante o mês de abril. As comemorações são organizadas em colaboração com as juntas de freguesia e coletividades do concelho.

Comemorações do Dia Mundial da Dança

Espetáculos, workshops, aulas abertas, animações de rua e exposições assinalam, anualmente, entre o final de abril e o início de maio, as comemorações do Dia Mundial da Dança em Setúbal. O vasto programa de atividades envolve as companhias de dança locais e visa perpetuar a importância desta arte performativa no desenvolvimento cultural da cidade.

Concurso de Fado de Setúbal

A Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a Sociedade Musical Capricho Setubalense e o apoio da Fundação Buehler-Brockhaus, realiza, anualmente, o Concurso de Fado de Setúbal. O certame, aberto à participação de fadistas amadores ou profissionais, provenientes de todo o país, tem vindo a ganhar cada vez mais notoriedade. Além de prémios para os melhores classificados, o concurso distingue o melhor fadista do concelho, de acordo com avaliação feita pelo júri. O público também tem uma palavra a dizer e elege o preferido.

Concurso Nacional de Canto Luísa Todi

A partir de 2003, a Câmara Municipal de Setúbal assumiu integralmente a realização do Concurso Nacional de Canto Luísa Todi, cuja mais recente edição teve lugar no ano 2011. O evento destina-se a proporcionar, tanto a jovens estudantes, como a cantores formados em início de carreira, oportunidades de projeção de carreira e de reconhecimento na área do canto lírico. O concurso, com realização bienal, apresenta quatro provas públicas, uma eliminatória masculina e uma feminina, uma semifinal e uma prova final, e um concerto de encerramento, com orquestra e candidatos premiados, e atribuição dos prémios.

Cultura em movimento

Este ciclo de programação visa a descentralização e democratização cultural por todo o concelho, tornar acessível a atividade artística e cultural à comunidade e divulgar os valores locais. Em 2019, na primeira edição, o programa acolheu as rubricas Cinema na Rua, Rua de Brincar, Danças na Rua e Fado em Setúbal.

Encontro de Corais Alentejanos “Alentejo Abraça Setúbal”

A iniciativa, realizada desde 2006, presta homenagem ao cante, classificado em 2014 como Património Cultural Imaterial da Humanidade.Os grupos convidados são recebidos pelo Executivo municipal nos Paços do Concelho, a que se segue um desfile pelas ruas mais emblemáticas da Baixa da cidade que termina num concerto com a atuação de todos os grupos corais.A Casa do Alentejo e a Moda Associação são presença habitual neste encontro que a autarquia promove em parceria com o Grupo Coral Alentejano “Os Amigos do Independente”.

Eurovision Live Concert – Portugal

O Eurovision Live Concert – Portugal promove, desde 2009, a música e os artistas europeus, muitos deles desconhecidos do grande público, e que, de outra forma, não teriam oportunidade de atuar em Portugal.O evento, realizado no Auditório José Afonso, já trouxe a Setúbal mais de cinco dezenas de artistas, provenientes de 35 países da esfera da Eurovisão e muito adeptos e seguidores do festival que visitam a cidade sadina para assistir ao espetáculo.

EXIB Música

A associação espanhola EXIB Música – Expo Iberoamericana de Música escolheu Setúbal para a realização da quinta edição da Expo da Música Ibero-Americana, que, nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2019, juntou mais de uma centena de músicos de vários países ibero-americanos em mais de duas dezenas de concertos gratuitos. A primeira edição do Prémio da Música Ibero-Americana e um encontro sobre Gestão Musical e a Cidade integraram, igualmente, o evento.

Fado em Setúbal

O fado percorre as cinco freguesias do concelho, entre os meses de junho e setembro, com a realização de mais de duas dezenas de concertos às sextas-feiras e sábados à noite, em diversos espaços públicos. O evento, organizado em parceria com as juntas de freguesia, encerra com um espetáculo na Praça de Bocage, no qual participam todos os fadistas que integram o projeto.

Festa da Ilustração

Setúbal é a capital da ilustração durante o mês de junho, numa iniciativa que celebra o trabalho de ilustradores clássicos e contemporâneos, com exposições patentes em diversos espaços e equipamentos culturais do concelho.O certame, organizado em parceria pela Câmara Municipal e atelier DDLX, assume-se como um espaço de liberdade e de apresentação de ideias. Além das cerca de duas dezenas de exposições de autores de renome, mas também de amadores e estudantes, a festa contempla diversos ateliers, espetáculos de teatro e de música, apresentações de livros e oficinas para os jardins de infância e as escolas do ensino básico.

Festival Internacional de Teatro de Setúbal – Festa do Teatro

Mais de quatro mil pessoas passam, anualmente, pelas quatro dezenas de eventos proporcionados pela Festa do Teatro – Festival Internacional de Teatro de Setúbal, que decorre no final do mês de agosto em vários espaços e equipamentos culturais da cidade.Espetáculos cénicos de sala e de rua, cinema, atuações musicais, encontros, exposições e workshops marcam o certame organizado pelo Teatro Estúdio Fontenova e pela Câmara Municipal de Setúbal.O projeto, que nos primeiros anos se assumiu como uma mostra de teatro, tem vindo a ganhar espaço, afirmando-se como um evento de referência a nível nacional e internacional.

Festival de Música de Setúbal

O Festival de Música de Setúbal não é apenas mais um festival. Trata-se de um fenómeno cultural como existem poucos no mundo, que junta artistas convidados, mundialmente aclamados, tanto nacionais como internacionais, com a comunidade local.Muitos dos artistas amadores que participam no festival, realizado anualmente no mês de maio, são provenientes da rede escolar concelhia, instituições de solidariedade social e associações de imigrantes.O programa, repartido por diversos espaços e equipamentos culturais do concelho, inclui atuações conjuntas dos artistas profissionais com os músicos amadores, fazendo da música um veículo poderoso para promover a integração, a partilha e a multiculturalidade.

Festroia

O Festroia - Festival Internacional de Cinema de Troia mostrou filmes de qualidade oriundos de vários países, fora dos tradicionais circuitos comerciais, e prestigiou a cidade de Setúbal entre 1985 e 2014.Em 2006, foi o primeiro festival nacional a ter um júri da Confederação Internacional de Arte e Ensaio. No mesmo ano, a diretora do evento, Fernanda Silva, tornou-se na primeira figura do mundo institucional da sétima arte portuguesa a ser convidada para membro votante da EFA - Academia Europeia de Cinema.

Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo

Iniciativa que pretende desenvolver e expandir o formato tradicional do cine-concerto, através da exibição de filmes reconhecidos do público e, simultaneamente, da abordagem do cinema de autor, em particular o cinema mudo. A exibição dos filmes é acompanhada por música ao vivo que vai criar bandas sonoras inéditas. A primeira edição realizou-se em 2019.

MAPS – Mostra de Artes Performativas em Setúbal

A primeira edição da MAPS – Mostra de Artes Performativas em Setúbal, realizada em julho de 2019, proporcionou uma dezena de espetáculos gratuitos de diferentes expressões artísticas em vários locais da cidade.O certame visa promover a interação, a fruição e a valorização do património através da apresentação de espetáculos que fomentam o acesso às artes, que asseguram a diversificação, a descentralização e a difusão da criação artística e incentivam a captação de diferentes públicos.

Marchas Populares

O concurso das Marchas Populares de Setúbal é uma das mais importantes manifestações populares da cidade e um dos eventos mais acarinhados e apreciados pela população.A autarquia apostou na reorganização do evento, o que deu origem ao aparecimento de novos valores culturais no panorama musical, vocal e etnográfico. Já as coletividades de cultura e recreio, que desfilam no mês de junho para comemorar os santos populares, na Avenida Luísa Todi e na Praça de Touros Carlos Relvas, passaram a escolher preferencialmente temas relacionados com os aspetos pitorescos e a história dos seus bairros.

Setúbal Cantofest – Festival de Ópera

A cidade que viu nascer a cantora Luísa Todi foi selecionada para receber o programa Grand Stage Internacional Opera Summer possibilitando a cantores líricos de todo o mundo uma especialização com profissionais provenientes do Mozarteum de Viena de Áustria, Metropolitan Ópera e Carnegie Hall de Nova Iorque, Ópera de Stuttgart e Covent Garden de Londres.O resultado deste trabalho é apresentado pelas mais promissoras vozes do mundo lírico em vários espetáculos onde, acompanhadas ao piano, são encenadas árias, duetos e ensembles das mais belas óperas de Mozart, Verdi, Puccini, Donizetti, entre outros.

Setúbal Fashion Weekend

O Setúbal Fashion Weekend é dinamizado pela Câmara Municipal em parceria com a associação Derivastatus com o objetivo de divulgar e promover o trabalho de designers e criadores locais e o comércio local.O evento realiza-se duas vezes por ano, em maio e em novembro, para divulgar as tendências de primavera-verão e outono-inverno, respetivamente, com desfiles de moda infantil, juvenil e de adultos.

Setúbal na Rua

Ciclo de programação de verão que agrupa todos os eventos que se realizam em vários locais da zona histórica, Baixa e zona ribeirinha da cidade.Um ciclo, maioritariamente de entrada livre e para todos os públicos, que acolhe as mais diversas manifestações artísticas e culturais de caráter popular, aliado às tradições e identidade da cidade, mas também contemporânea, com uma linguagem emergente e desafiadora.

Som da Tinta - Festival de Poesia Contemporânea

O ano zero do Som da Tinta – Festival de Poesia Contemporânea, em 2019, homenageou Sophia de Mello Breyner Andresen e Manuel Gusmão, poetas que marcam a história da literatura em Portugal. Leituras de poemas, concertos, conferências, feira do livro, entre outras iniciativas, integram o programa do certame.