Casa da Cultura

A Casa da Cultura de Setúbal apresenta uma programação regular eclética nas diversas valências que a compõem, designadamente galeria de exposições, centros de documentação, espaços para a música e para as artes plásticas, áreas multiusos e zonas de lazer e restauração. Espetáculos musicais, exposições, palestras, cinema, dança e teatro estão entre as diversa iniciativas que aqui se realizam dinamizadas pela Câmara Municipal de Setúbal e pelas associações que usufruem das valências aqui disponibilizadas. A Casa da Cultura tem uma Escola de Música, dinamizada pela Sociedade Musical Capricho Setubalense, um Centro de Documentação Local, Estudo e Promoção da Canção Popular Portuguesa, dinamizado pela Associação José Afonso. O Espaço das Artes, pela Artiset – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal, e um Centro de Documentação Local, da responsabilidade do Centro de Estudos Bocagianos. O equipamento cultural é composto por uma galeria de exposições, sala de ensaio, estúdio de gravações, um auditório designado de Sala José Afonso, Salão Nobre e uma loja.

Convento de Jesus e Área Envolvente

O Convento de Jesus, monumento nacional quinhentista que alberga o Museu de Setúbal desde 1961, reabriu ao público no dia 10 de outubro de 2020, depois de beneficiar de obras de restauro e renovação, que incluíram uma profunda requalificação urbana no perímetro exterior, lideradas pela Câmara Municipal de Setúbal. Este é o resultado de uma luta de cerca de três décadas pela recuperação da joia manuelina que se encontrava em avançado estado de degradação.A primeira intervenção do atual projeto de requalificação do Convento de Jesus, concluída em 2015, incidiu na recuperação estrutural de todo o convento, com execução da cobertura e restauro da ala poente. A ala nascente e duas outras salas foram também intervencionadas e construiu-se um novo edifício para a área técnica do Museu de Setúbal. Na segunda fase do projeto, concluída em outubro de 2020, foi executada toda a envolvente exterior do Convento, assim como o Deambulatório, a cafetaria, duas salas, a Sala da Roda e instalações sanitárias. O Museu de Setúbal passou a integrar mais espaços de visita ao público, em particular a Sala do Capítulo, os Claustros e a Sala do Coro Alto e na Igreja de Jesus procedeu-se a uma intervenção de luminotécnica, destinada a melhorar a eficiência energética do edifício e, também, a destacar todos os elementos arquitetónicos e decorativos que definam as três naves do templo e da Capela-Mor. No exterior, o Largo de Jesus, espaço público defronte do edifício conventual, foi totalmente renovado, incorporando, agora, amplas zonas de relva e árvores, após uma intervenção que incluiu a recuperação e relocalização para a posição original do cruzeiro ali instalado.Atualmente estão em curso procedimentos finais para a consignação das obras da terceira e última fase do projeto de recuperação do Museu de Setúbal/Convento de Jesus.

EXIB MÚSICA

A EXIB Música, mostra da identidade cultural dos países ibero-americanos com a realização de atividade como espetáculos musicais, encontros para partilha de experiências e conhecimentos, formação e networking para profissionais, realizou-se pela primeira vez em Setúbal nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2019. O projeto, organizado pela associação espanhola EXIB Música – Expo Iberoamericana de Música desde 2015, voltou a ter Setúbal como palco em 2020.

Festival de Música de Setúbal

O Festival de Música de Setúbal não é apenas mais um festival. Trata-se de um fenómeno cultural como existem poucos no mundo, que junta artistas convidados, mundialmente aclamados, tanto nacionais como internacionais, com a comunidade local.Muitos dos artistas amadores que participam no festival, realizado anualmente no mês de maio, são provenientes da rede escolar concelhia, instituições de solidariedade social e associações de imigrantes.O programa, repartido por diversos espaços e equipamentos culturais do concelho, organizado pela Associação Festival de Música de Setúbal, em coordenação com a Câmara Municipal de Setúbal e o The Helen Hamlyn Trust, inclui atuações conjuntas dos artistas profissionais com os músicos amadores, fazendo da música um veículo poderoso para promover a integração, a partilha e a multiculturalidade.

Film Fest

O Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo, cuja primeira edição se realizou em 2019, visa desenvolver e expandir o formato tradicional do cine-concerto, através da exibição de filmes reconhecidos do público e, simultaneamente, da abordagem do cinema de autor, em particular o cinema mudo. A exibição dos filmes é acompanhada por música ao vivo que vai criar bandas sonoras inéditas.

Fórum Municipal Luísa Todi

A maior sala de espetáculos do concelho de Setúbal está dotada de uma panóplia de valências que tornam possível o acolhimento de eventos de diferentes estilos artísticos, assim como iniciativas com outras características, tais como congressos e seminários. A programação cultural do Fórum Municipal Luísa Todi, ambiciosa e eclética, contempla espetáculos musicais, incluindo atuações de orquestras e ópera, teatro, dança, cinema, entre outros. Pelo palco da mítica sala de espetáculos setubalense já passaram nomes prestigiados da música nacional e internacional.