
Apoio aos empresários e parcerias com o tecido empresarial
A Câmara Municipal de Setúbal aposta numa política de apoio aos empresários locais e no estabelecimento de parcerias que visam fomentar o empreendedorismo e o crescimento, principalmente de pequenas e médias empresas. Nesse sentido, a autarquia celebrou protocolos de colaboração com diversas empresas e tem a decorrer, desde 2018, um plano de formação para o tecido empresarial do concelho, em parceria com o IEFP, e um plano de workshops para empresas, em parceria o ano de 2018, em parceria com a ActionCoach.

Dinamização da Baixa Comercial
A Câmara Municipal em parceria com os comerciantes da Baixa comercial desenvolve regularmente diversas ações que contribuem para a dinamização daquele espaço, como Feira Outlet, que se realiza duas vezes por ano, a decoração das ruas, desfiles de moda e apontamentos musicais, entre outros.

Dinamização dos mercados municipais
A Câmara Municipal de Setúbal promove regularmente atividades de dinamização dos mercados municipais, com o objetivo de dar mais vida a estes espaços comerciais e fomentar uma maior aproximação entre os comerciantes e os fregueses. Momentos de animação musical, exposições, aulas de culinária ao vivo e a comemoração dos aniversários dos mercados são algumas das iniciativas realizadas.

Plano de Ação para a Retoma Económica – Covid-19
Tendo em conta a crise provocada pela pandemia Covid-19, a Câmara Municipal de Setúbal delineou um plano de ação com vista à mitigação dos impactos económicos e com medidas que contribuam para a retoma económica. As campanhas “Alimente quem o alimenta”, de apelo ao consumo de produtos frescos da terra e do mar e de promoção dos mercados municipais, e “Setúbal à sua mesa”, com o objetivo de promover um serviço de entrega de encomendas pelos exploradores dos mercados municipais, são algumas dessas iniciativas.De salientar, igualmente, medidas de apoio ao comércio local, como a isenção do pagamento das taxas de OVP – Ocupação da Via Pública (esplanadas) até ao final do mês seguinte àquele em que se verificou o termo do Estado de Emergência e a isenção do pagamento das rendas de concessão de estabelecimentos que estiveram proibidos de exercer a sua atividade até ao final do mês seguinte àquele em que se verificou o termo do Estado de Emergência.Além disso, a autarquia disponibiliza no site do município um menu no qual constam todas as informações relativas a medidas de apoio à economia tomadas pelo Governo e pela autarquia.
