Apoio aos empresários e parcerias com o tecido empresarial

A Câmara Municipal de Setúbal aposta numa política de apoio aos empresários locais e no estabelecimento de parcerias que visam fomentar o empreendedorismo e o crescimento, principalmente de pequenas e médias empresas. Nesse sentido, a autarquia celebrou protocolos de colaboração com diversas empresas e tem a decorrer, desde 2018, um plano de formação para o tecido empresarial do concelho, em parceria com o IEFP, e um plano de workshops para empresas, em parceria o ano de 2018, em parceria com a ActionCoach.

Dinamização da Baixa Comercial

A Câmara Municipal em parceria com os comerciantes da Baixa comercial desenvolve regularmente diversas ações que contribuem para a dinamização daquele espaço, como Feira Outlet, que se realiza duas vezes por ano, a decoração das ruas, desfiles de moda e apontamentos musicais, entre outros.

Dinamização dos mercados municipais

A Câmara Municipal de Setúbal promove regularmente atividades de dinamização dos mercados municipais, com o objetivo de dar mais vida a estes espaços comerciais e fomentar uma maior aproximação entre os comerciantes e os fregueses. Momentos de animação musical, exposições, aulas de culinária ao vivo e a comemoração dos aniversários dos mercados são algumas das iniciativas realizadas.

Plano de Ação para a Retoma Económica – Covid-19

Tendo em conta a crise provocada pela pandemia Covid-19, a Câmara Municipal de Setúbal delineou um plano de ação com vista à mitigação dos impactos económicos e com medidas que contribuam para a retoma económica. As campanhas “Alimente quem o alimenta”, de apelo ao consumo de produtos frescos da terra e do mar e de promoção dos mercados municipais, e “Setúbal à sua mesa”, com o objetivo de promover um serviço de entrega de encomendas pelos exploradores dos mercados municipais, são algumas dessas iniciativas.De salientar, igualmente, medidas de apoio ao comércio local, como a isenção do pagamento das taxas de OVP – Ocupação da Via Pública (esplanadas) até ao final do mês seguinte àquele em que se verificou o termo do Estado de Emergência e a isenção do pagamento das rendas de concessão de estabelecimentos que estiveram proibidos de exercer a sua atividade até ao final do mês seguinte àquele em que se verificou o termo do Estado de Emergência.Além disso, a autarquia disponibiliza no site do município um menu no qual constam todas as informações relativas a medidas de apoio à economia tomadas pelo Governo e pela autarquia.

Semana do Mar e do Pescador

Projeto que pretende divulgar as tradições associadas às comunidades piscatórias, através da realização de várias atividades, em maio, tais como aulas de culinária, passeios no Sado, mostra de tradições marítimas, gastronomia, animação musical e corrida de botes.