Conferência Anual de Educação

A Conferência Anual de Educação, evento de referência no concelho de Setúbal, é um espaço de encontro, reflexão e capacitação da comunidade educativa para procurar novos caminhos e definir ações concretas adaptadas às especificidades do território. A conferência reúne anualmente especialistas nacionais e estrangeiros que partilham experiências e dão contributos de valor para a reflexão sobre os temas propostos em cada edição.

Conselho Municipal de Educação

Órgão que tem por objetivo promover, a nível municipal, a coordenação da política educativa, articulando a intervenção, no âmbito do sistema educativo, dos agentes educativos e dos parceiros sociais interessados, analisando e acompanhando o funcionamento do referido sistema e propondo as ações consideradas adequadas à promoção de maiores padrões de eficiência e eficácia do mesmo.

Educação Alimentar

A Câmara Municipal de Setúbal desenvolve regularmente atividades de sensibilização para uma alimentação saudável dirigidas à comunidade escolar, como workshops com dicas para pequenos almoços e lanches saudáveis, e apoia campanhas nacionais, como o “Heróis da Fruta”, que promove o consumo da fruta entre as crianças.

Há Festa no Parque

A Câmara Municipal de Setúbal promove anualmente atividades de encerramento do ano letivo, aliando este momento às comemorações do Dia Mundial da Criança, de forma a proporcionar momentos lúdicos e de animação em espaços exteriores ao contexto escolar. Realizada desde o ano letivo de 2007/08 no Parque do Bonfim, a atividade “Há Festa no Parque” tem uma grande adesão por parte das famílias.

O Museu está na Rua

O Museu está na Rua – Núcleo Museológico Urbano da Bela Vista, museu a céu aberto que resulta de um projeto do artista plástico João Limpinho, é um projeto educativo que permite trabalhar com os estudantes as memórias coletivas da vivência industrial de Setúbal e, em simultâneo, promover as relações interculturais da cidade e apostar na participação dos moradores como parte do projeto. É composto por dezena e meia de peças instaladas em diferentes ruas e pátios dos bairros da Bela Vista, a maioria feita a partir de equipamentos industriais desativados, oferecidos por empresas.

Serviço Educativo dos Museus Municipais

O Serviço Educativo dos Museus Municipais de Setúbal desenvolve um programa pedagógico com iniciativas e projetos interdisciplinares que visam a sensibilização para o conhecimento, preservação e promoção do património cultural. As crianças aprendem técnicas e conhecimentos relacionados com o mundo do trabalho e a história da cidade e a descodificar as múltiplas leituras que um objeto pode ter, através de atividades que estabelecem uma relação viva entre o património e o público.