Ciclop7

Novas soluções de mobilidade urbana estão a ser criadas no âmbito do projeto intermunicipal Ciclop7 - Rede Ciclável e Pedonal da Península de Setúbal que abrange um troço rodoviário e pedonal compreendido entre o final da Avenida 5 de Outubro e o limite norte do concelho de Setúbal, numa extensão total de aproximadamente três mil metros. A intervenção, com o apoio de fundos comunitários, engloba a criação de uma nova ciclovia em todo este trajeto e a requalificação profunda ao nível da mobilidade pedonal nas avenidas dos Ciprestes e Manuel Maria de Portela.

Convento de Jesus

A Câmara Municipal de Setúbal substituiu-se ao Estado para travar o processo de degradação do Convento de Jesus e lidera uma obra de requalificação geral que vai proporcionar condições mais dignas ao monumento nacional e permitir a abertura ao público de vários espaços. Além das intervenções de recuperação e beneficiação no interior, está em curso uma operação na a área envolvente do Convento de Jesus que envolve a criação de um espaço verde, de percursos pedonais, de um plano de água elevado e de um banco ao redor de toda a zona verde para descanso e lazer.

Forte de Albarquel

O Forte de Albarquel está a ser transformado num espaço cultural e educativo, com valências museológicas e expositivas, componentes para diversas manifestações culturais e artísticas e funções de sala de visitas da cidade. os custos da recuperação do imóvel histórico, cedido pelo Ministério da Defesa à Câmara Municipal, são repartidos entre o The Helen Hamlyn Trust e a autarquia.

Parque Urbano da Várzea

O Parque Urbano da Várzea é uma obra estruturante para a melhoria e reforço das condições de segurança da população, além de criar uma nova centralidade na cidade de Setúbal para a convivência e lazer da população. O projeto, um investimento global de 3 milhões e 660 mil euros com comparticipação de fundos comunitários, vai ser determinante para a prevenção de cheias, com a criação de novas passagens hidráulicas e de bacias de retenção de águas, assim como ações de desobstrução e regularização do troço final da Ribeira do Livramento.

Praça de Bocage

A Praça de Bocage vai ser alvo de um projeto de melhoria da imagem urbana que vai criar uma nova zona de estar e de fruição para a população e permitir a realização de várias atividades, como feitas, concertos e exposições, entre muitos outros. As obras incluem a requalificação do pavimento e a construção de quatro estruturas que permitem criar zonas de sombra.

Rotunda das Escolas

Uma nova rotunda em construção nas imediações do Estádio do Bonfim, concretamente na interseção formada pela Avenida Dr. António Rodrigues Manito com a Rua Dr. António Manuel Gamito, integrada numa operação urbanística de grande dimensão liderada pela autarquia, vai melhorar as condições de circulação e de segurança entre as zonas do Bonfim e do Bairro do Liceu. Além disso, a nova infraestrutura vai ter um arranjo urbanístico, em homenagem às escolas do concelho, com a construção de lápis gigantes coloridos que terão inscritos os nomes de personalidades como Bocage, Luísa Todi, José Saramago e Fernando pessoa, entre outros.

Supera Setúbal

O Complexo Desportivo Municipal Supera Setúbal, localizado na Praça de Portugal, será um equipamento com mais de nove mil metros quadrados dedicados ao desporto e ao lazer, com quatro zonas de piscinas, uma ludoteca, uma área spa, quatro espaços para aulas de grupo com 600 metros quadrados e uma sala de fitness com mil metros quadrados. O Supera Setúbal tem abertura agendada para o primeiro trimestre de 2020.

Terminal Interface de Setúbal

A empreitada do Terminal Interface de Setúbal, um investimento superior a quatro milhões e 400 mil euros e que conta com apoio comunitário, vai permitir a construção de um novo terminal rodoviário junto da estação de comboios, na Praça do Brasil, um parque de estacionamento subterrâneo e respetivas áreas e infraestruturas de apoio. O projeto, designado de PAMUS 01 – Interface de Setúbal, enquadra-se na estratégia de mobilidade para a cidade, consubstanciada no Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal, e visa congregar a intermodalidade num único polo.