Arte Urbana – Estátuas Choco

Duas obras de arte da autoria do ilustrador setubalense Zé Nova que exaltam um dos símbolos gastronómicos de Setúbal, o choco, embelezam o espaço público na Avenida Luísa Todi. O “Choco Pessoa”, inspirado na escultura evocativa de Fernando Pessoa existente no Café A Brasileira, em Lisboa, está instalado perto da rotunda das Fontainhas, e o “Choco Frigideira” está colocado na zona de acesso às praias da Arrábida.

Arte Urbana – Murais

A arte urbana, designadamente com a pintura de murais em diversos locais do concelho, contribui para a qualificação da imagem urbana e para o embelezamento de espaços que se tornam locais atrativos para passeios e visitas. São os casos, por exemplo, dos murais do Auditório José Afonso, da Avenida de Moçambique e da Figueirinha, autênticas obras de arte com desenhos que valorizam elementos típicos setubalenses e o património natural.

Arte Urbana – Rotundas

O embelezamento das rotundas do concelho com peças escultóricas concebidas por diversos artistas e arranjos paisagísticos contribuí para a qualificação da imagem urbana e para tornar o espaço público mais apelativo, com prioridade para a circulação pedonal e ciclável.

Avenida Álvaro Cunhal

Uma obra de grande envergadura beneficiou a Avenida Álvaro Cunhal, no troço compreendido entre as rotundas do Monte Belo e dos Golfinhos (Praça 25 de Abril), com renovadas condições de usufruto que contemplam o reperfilamento da rede viária e pedonal, incluindo uma ciclovia, o reforço da iluminação e um novo arranjo paisagístico. Na placa central, cinco painéis de grandes dimensões, em madeira e iluminados, com desenhos elaborados por Álvaro Cunhal, entre 1951 e 1959, enquanto preso político do fascismo, tornam a via mais atrativa.

Homenagem a Américo Ribeiro

Um conjunto de estruturas urbanas que perpetuam a memória e a obra do antigo fotógrafo setubalense Américo Ribeiro, inauguradas a 15 de setembro de 2019, estão instaladas em diferentes espaços públicos da cidade. As imagens revelam como eram, noutros períodos da história da cidade, os locais onde estão expostas, estabelecendo como que uma ponte temporal entre a Setúbal de ontem e a de hoje.

Largo da Misericórdia

O Largo da Misericórdia foi alvo de uma grande transformação ao longo dos anos que mudou por completo a imagem urbana deste emblemático largo da cidade de Setúbal. Repavimentação, novo mobiliário urbano, uma fonte ornamental com pulverizadores no pavimento e peças de arte urbana enriquecem este espaço central do centro histórico.

Passeio pedonal de Albarquel

Um passeio pedonal criado no sentido poente/nascente da estrada de acesso às praias da Arrábida, no troço compreendido entre o acesso à Praia de Albarquel e o restaurante “A Restinguinha”, confere uma maior atratividade àquela zona turística de lazer e, em simultâneo, acrescenta melhores condições de mobilidade e de segurança. A operação urbanística, um investimento camarário da ordem dos 150 mil euros, é uma das ações estruturantes da estratégia municipal “Arrábida Sem Carros”.

Pórticos Aldeias da Arrábida

Mais de uma dezena de estruturas de madeira foram colocadas em vários pontos da Arrábida para identificar as aldeias históricas de Azeitão. Os pórticos, com o nome de cada aldeia inscrito no topo numa placa em forma de arco, contribuem igualmente para embelezar e dar uma nova imagem a estas zonas da Arrábida.

Montras com Arte

Cerca de quatro dezenas de estabelecimentos comerciais do centro histórico de Setúbal foram intervencionados artisticamente, em agosto de 2019, num projeto de requalificação de imagem urbana que transformou a Baixa comercial numa galeria de street art a céu aberto. Diversos artistas da cidade pintaram estores e gradeamentos, elementos pouco apelativos que ganharam nova vida.

Painéis de Azulejos do Túnel do Quebedo

Uma intervenção artística azulejar concebida por Andreas Stöcklein com a Ratton Cerâmicas embeleza uma área de trezentos metros quadrados ao longo dos muros do Túnel do Quebedo. Sob um fundo azul, os painéis de azulejos têm motivos referentes a personalidades de diversas expressões artísticas ligados à cidade de Setúbal, por nascença ou vivência.

Portinho da Arrábida

As condições de usufruto do Portinho da Arrábida, considerado uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal em 2010, foram melhoradas com um conjunto de intervenções, em 2019, que a tornaram ainda mais atrativa. As obras realizadas pela autarquia incluíram a construção de um passadiço de frente de mar e de uma ponte/cais para acostagem de pequenas embarcações de recreio, além da requalificação da área de estacionamento automóvel.

Praia da Figueirinha

A Praia da Figueirinha, que ostenta o galardão Bandeira Azul desde 2009, tem sido alvo de várias intervenções de beneficiação, lideradas pela Câmara Municipal, que melhoraram as condições de usufruto e de segurança, tornando-a cada vez mais acessível e atrativa. As mais recentes intervenções, realizadas no âmbito de uma candidatura ao Turismo Portugal, incluem a criação de novos percursos pedonais em madeira no areal, assim como um tapete acessível, dotado de uma cadeira anfíbia, e a criação de uma pérgula acessível para lazer e descanso. A construção de um edifício de apoio com instalações sanitárias, zona de arrumos e uma área de primeiros socorros faz parte do conjunto de equipamentos qualificadores, assim como a instalação de chuveiros, bebedouros com diferentes alturas e bancos de apoio.

Praia de Albarquel

A Praia de Albarquel está cada vez mais atrativa, acessível a todos os cidadãos e com condições renovadas de usufruto. Em 2020, uma operação liderada pela autarquia, no âmbito de uma candidatura ao Turismo de Portugal, permitiu a execução de um conjunto de elementos de apoio à estadia e permanência no areal, incluindo novas acessibilidades. Do leque de intervenções faz igualmente parte a criação de passadiços de praia, incluindo um tapete e pérgula acessível, um novo edifício de apoio balnear, bebedouros, chuveiros, zonas de lava-pés, bancos de apoio, papeleiras e um novo painel informativo.

Remodelação do mobiliário urbano dos restaurantes

A remodelação do mobiliário urbano dos estabelecimentos de restauração e bebidas da zona ribeirinha de Setúbal permitiu a melhoria da imagem urbana, através da reorganização do processo de assar peixe no espaço público e dotando esta atividade das condições higiossanitárias que cumprem todas as normas legais. O projeto, integrado no Programa Integrado de Valorização da Zona Ribeirinha de Setúbal (PIVZRS), foi comparticipado com fundos comunitários pelo PORLisboa, ao abrigo do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Requalificação Urbana da Praia da Saúde

A Praia da Saúde foi alvo de uma intervenção de requalificação que contemplou a remoção de antigas embarcações, a recuperação da praia urbana e criação de um passeio ribeirinho, no âmbito da estratégia de devolução da cidade ao rio contemplada no Programa Integrado de Valorização da Zona Ribeirinha de Setúbal, com comparticipação de fundos comunitários.