Mural Fauna Marítima do Rio Sado

O muro do antigo Externato Diocesano, no remate poente da Avenida Luísa Todi, dá a conhecer um projeto expositivo de arte urbana, desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal, de exaltação da diversidade de espécies do Estuário do Sado. As réplicas de peixes representadas no mural Fauna Marítima do Rio Sado estão acompanhadas de textos, em português e inglês, que explicam as características de cada um destes famosos habitantes sadinos, que, ao longo dos tempos, têm sido protagonistas da gastronomia setubalense. A Diocese de Setúbal disponibilizou o muro do colégio para esta intervenção que permitiu reabilitar a área e retirar um conjunto de estruturas outdoor que preenchiam esta que é uma das principais vias da cidade.

Arte Urbana – Estátuas Choco

Duas obras de arte da autoria do ilustrador setubalense Zé Nova que exaltam um dos símbolos gastronómicos de Setúbal, o choco, embelezam o espaço público na Avenida Luísa Todi. O “Choco Pessoa”, inspirado na escultura evocativa de Fernando Pessoa existente no Café A Brasileira, em Lisboa, está instalado perto da rotunda das Fontainhas, e o “Choco Frigideira” está colocado na zona de acesso às praias da Arrábida.

Arte Urbana – Murais

A arte urbana, designadamente com a pintura de murais em diversos locais do concelho, contribui para a qualificação da imagem urbana e para o embelezamento de espaços que se tornam locais atrativos para passeios e visitas. São os casos, por exemplo, dos murais do Auditório José Afonso, da Avenida de Moçambique e da Figueirinha, autênticas obras de arte com desenhos que valorizam elementos típicos setubalenses e o património natural.

Arte Urbana – Rotundas

O embelezamento das rotundas do concelho com peças escultóricas concebidas por diversos artistas e arranjos paisagísticos contribui para a qualificação da imagem urbana e para tornar o espaço público mais apelativo, com prioridade para a circulação pedonal e ciclável. As novas rotundas Génesis, junto do Hospital de São Bernardo, e Flores da Arrábida, na interseção da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra com a Avenida General Daniel de Sousa, são alguns dos exemplos mais recentes.

Avenida Álvaro Cunhal

Uma obra de grande envergadura beneficiou a Avenida Álvaro Cunhal, no troço compreendido entre as rotundas do Monte Belo e dos Golfinhos (Praça 25 de Abril), com renovadas condições de usufruto que contemplam o reperfilamento da rede viária e pedonal, incluindo uma ciclovia, o reforço da iluminação e um novo arranjo paisagístico. Na placa central, cinco painéis de grandes dimensões, em madeira e iluminados, com desenhos elaborados por Álvaro Cunhal, entre 1951 e 1959, enquanto preso político do fascismo, tornam a via mais atrativa.

Chaminés na Avenida D. Manuel I

Os pilares do viaduto sobre a Avenida D. Manuel I foram decorados, em 2017, com réplicas de chaminés das antigas fábricas conserveiras. A intervenção, executada pela autarquia, é uma homenagem a uma indústria que teve grande peso na economia setubalense nos séculos XIX e XX e, ao mesmo tempo, contribui para qualificar a imagem urbana naquela importante artéria do concelho.

Decoração da Baixa

Decorações originais, que mudam regularmente, consoante a estação do ano, embelezam as ruas da Baixa comercial de Setúbal e despertam a curiosidade dos visitantes. Esta iniciativa de embelezamento do espaço público impulsionada por lojistas locais com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal contribui para a dinamização do comércio tradicional e para incentivar ao usufruto daquela área do centro histórico da cidade. Desde sombrinhas coloridas a corações, passando por motivos alusivos à atividade marítima, as mais diversas flores e animais de proporções exageradas, são muitas as decorações que, diariamente, levam centenas de pessoas a quererem captar imagens únicas da Baixa de Setúbal.

Escultura “O Gato e o Vento”

O telhado da Casa do Turismo, na Praça de Bocage, ostenta uma curiosa peça escultória de arte urbana, da autoria de Ricardo Romero, intitulada “O Gato e o Vento”. A escultura em resina acrílica, modelada a esferovite, com 3,80 metros de comprimento e 2,30 de altura, retrata um gato preto, com as duas patas esquerdas levantadas, como se estivesse a passear. A figura tridimensional convida a população a parar e a refletir sobre a correria que é a vida.

Esculturas meninas “gordas”

Quatro figuras convexas, de formas redondas e repletas, enriquecem com arte o espaço público da cidade. As meninas “gordas” são esculturas invulgares e atrativas, fruto da criatividade do artista João Duarte, todas em bronze de patine esverdeada. A Dolce Vita repousa sentada no Largo da Misericórdia, a Menina da Cadeira oferece descanso a quem precisa no Largo Dr. Francisco Soveral, a Menina com Mala está defronte da entrada do emblemático túnel do Largo da Ribeira Velha e, a mais recente, a Menina com Bicicleta, está em viagem pela Avenida Luísa Todi.

Homenagem a Américo Ribeiro

Um conjunto de estruturas urbanas que perpetuam a memória e a obra do antigo fotógrafo setubalense Américo Ribeiro, inauguradas a 15 de setembro de 2019, estão instaladas em diferentes espaços públicos da cidade. As imagens revelam como eram, noutros períodos da história da cidade, os locais onde estão expostas, estabelecendo como que uma ponte temporal entre a Setúbal de ontem e a de hoje.

Largo da Misericórdia

O Largo da Misericórdia foi alvo de uma grande transformação ao longo dos anos que mudou por completo a imagem urbana deste emblemático largo da cidade de Setúbal. Repavimentação, novo mobiliário urbano, uma fonte ornamental com pulverizadores no pavimento e peças de arte urbana enriquecem este espaço central do centro histórico.

Montras com Arte

Cerca de quatro dezenas de estabelecimentos comerciais do centro histórico de Setúbal foram intervencionados artisticamente, em agosto de 2019, num projeto de requalificação de imagem urbana que transformou a Baixa comercial numa galeria de street art a céu aberto. Diversos artistas da cidade pintaram estores e gradeamentos, elementos pouco apelativos que ganharam nova vida.

Passeio pedonal de Albarquel

Um passeio pedonal criado no sentido poente/nascente da estrada de acesso às praias da Arrábida, no troço compreendido entre o acesso à Praia de Albarquel e o restaurante “A Restinguinha”, confere uma maior atratividade àquela zona turística de lazer e, em simultâneo, acrescenta melhores condições de mobilidade e de segurança. A operação urbanística, um investimento camarário da ordem dos 150 mil euros, é uma das ações estruturantes da estratégia municipal “Arrábida Sem Carros”.

Pórticos Aldeias da Arrábida

Mais de uma dezena de estruturas de madeira foram colocadas em vários pontos da Arrábida para identificar as aldeias históricas de Azeitão. Os pórticos, com o nome de cada aldeia inscrito no topo numa placa em forma de arco, contribuem igualmente para embelezar e dar uma nova imagem a estas zonas da Arrábida.

Painéis de Azulejos do Túnel do Quebedo

Uma intervenção artística azulejar concebida por Andreas Stöcklein com a Ratton Cerâmicas embeleza uma área de trezentos metros quadrados ao longo dos muros do Túnel do Quebedo. Sob um fundo azul, os painéis de azulejos têm motivos referentes a personalidades de diversas expressões artísticas ligados à cidade de Setúbal, por nascença ou vivência.

Portinho da Arrábida

As condições de usufruto do Portinho da Arrábida, considerado uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal em 2010, foram melhoradas com um conjunto de intervenções, em 2019, que a tornaram ainda mais atrativa. As obras realizadas pela autarquia incluíram a construção de um passadiço de frente de mar e de uma ponte/cais para acostagem de pequenas embarcações de recreio, além da requalificação da área de estacionamento automóvel.

Praia da Figueirinha

A Praia da Figueirinha, que ostenta o galardão Bandeira Azul desde 2009, tem sido alvo de várias intervenções de beneficiação, lideradas pela Câmara Municipal, que melhoraram as condições de usufruto e de segurança, tornando-a cada vez mais acessível e atrativa. As mais recentes intervenções, realizadas no âmbito de uma candidatura ao Turismo Portugal, incluem a criação de novos percursos pedonais em madeira no areal, assim como um tapete acessível, dotado de uma cadeira anfíbia, e a criação de uma pérgula acessível para lazer e descanso. A construção de um edifício de apoio com instalações sanitárias, zona de arrumos e uma área de primeiros socorros faz parte do conjunto de equipamentos qualificadores, assim como a instalação de chuveiros, bebedouros com diferentes alturas e bancos de apoio.

Praia de Albarquel

A Praia de Albarquel está cada vez mais atrativa, acessível a todos os cidadãos e com condições renovadas de usufruto. Em 2020, uma operação liderada pela autarquia, no âmbito de uma candidatura ao Turismo de Portugal, permitiu a execução de um conjunto de elementos de apoio à estadia e permanência no areal, incluindo novas acessibilidades. Do leque de intervenções faz igualmente parte a criação de passadiços de praia, incluindo um tapete e pérgula acessível, um novo edifício de apoio balnear, bebedouros, chuveiros, zonas de lava-pés, bancos de apoio, papeleiras e um novo painel informativo.

Remodelação do mobiliário urbano dos restaurantes

A remodelação do mobiliário urbano dos estabelecimentos de restauração e bebidas da zona ribeirinha de Setúbal permitiu a melhoria da imagem urbana, através da reorganização do processo de assar peixe no espaço público e dotando esta atividade das condições higiossanitárias que cumprem todas as normas legais. O projeto, integrado no Programa Integrado de Valorização da Zona Ribeirinha de Setúbal (PIVZRS), foi comparticipado com fundos comunitários pelo PORLisboa, ao abrigo do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Requalificação de muro na EN10

O muro localizado no lado direito da EN10, no sentido Azeitão-Setúbal, entre a rotunda e o caminho para o Hospital da Luz, foi alvo de uma ação de requalificação que permitiu embelezar e melhorar a imagem de uma das principais entradas da cidade de Setúbal. Além de iluminação no muro e na vegetação, foi pintado um mural, da autoria do artista Smile, com motivos relacionados com a serra da Arrábida e o rio Sado. No jardim contíguo foi colocada uma embarcação e no recanto final do muro foi criado um pequeno espaço em pedra com bancos que é uma nova paragem de autocarros e estará integrada na decoração.

Requalificação Urbana da Praia da Saúde

A Praia da Saúde foi alvo de uma intervenção de requalificação que contemplou a remoção de antigas embarcações, a recuperação da praia urbana e criação de um passeio ribeirinho, no âmbito da estratégia de devolução da cidade ao rio contemplada no Programa Integrado de Valorização da Zona Ribeirinha de Setúbal, com comparticipação de fundos comunitários.

Rotunda das Escolas

Uma nova rotunda nas imediações do Estádio do Bonfim, concretamente na interseção formada pela Avenida Dr. António Rodrigues Manito com a Rua Dr. António Manuel Gamito, melhorou as condições de circulação e de segurança entre as zonas do Bonfim e do Bairro do Liceu. Além disso, a nova infraestrutura tem um arranjo urbanístico que contribui para qualificar a imagem urbana, em homenagem às escolas do concelho. Lápis gigantes coloridos têm inscritos os nomes de personalidades como Bocage, Luísa Todi, José Saramago e Fernando Pessoa, entre outros.